O que é o passado senão o caminho para o futuro?

Uma das expressões que mais reflecte a minha forma de ver a realidade é a seguinte: "Quem não conhece o seu passado não pode construir o seu futuro". A história, a experiência e vivência passada constituem a verdadeira sabedoria, na qual deve alicerçar-se a transformação da realidade, com vista ao progresso da humanidade. O passado histórico não é o nosso património colectivo mais importante, é nesse passado que vemos quem somos, de que somos feitos e do que somos capazes. Para o bem e para o mal. Contudo, não é olhar para o passado com pena do que passou, isso seria conservadorismo e passadismo. O que proponho é olharmos para o passado para enquadrarmos, contextualizarmos e compreendermos a necessidade de progredirmos, com os olhos postos no futuro. Da tese para a síntese. O passado e o presente são os únicos momentos do tempo que realmente possuímos. O futuro apenas o podemos construir, no presente, todos os dias que passam.

sexta-feira, 21 de março de 2014

História Maximus: O Mito do "Socialismo Sueco"

Já que gosta tanto da dinâmica da história, que tal dizer antes que o "estado social" na Suécia (sem dúvida que o welfare state é uma construção de esquerda, seja cristã ou marxista) resulta da pressão que a União Soviética exerceu sobre os Paises nórdicos? Nestes países, tanto a esquerda, como a igreja, a direita e os liberais, encontraram no estado social a forma de travar o aparecimento de movimentos de massas de natureza libertária que, sem dúvida, seriam apoiados pela URSS. O mesmo sucedeu na Alemanha, na Inglaterra e, a bem dizer, em toda a escândinávia e nos países no norte da europa que mais sentiam essa pressão.



A verdade é que acabada a URSS, depressa se começou a dizer que o estado social sueco estava "falido". E não foi só na Suécia que tal sucedeu. O mesmo sucede em toda a Europa desde a entrada no século XXI.



Portanto, meu caro, o Welfare state Sueco ou Europeu nada tem de "historia da carochinha" do capitalismo, ou de formas "não gananciosas"  e "não selvagens" de capitalismo, Teve tudo a ver com a URSS e a prova disso são os EUA que, dada a distância Geográfica e a sua posição ideológica, nunca tiveram necessidade de construir Estado Social. Já a Europa... Não viessem os comunas por aí abaixo. O estado Social é uma construção resultante de uma relação de forças entre forças politicas progressistas e forças políticas capitalistas liberais e conservadoras. Essa relação de forças, antes mais favorável às forças progressistas pelo financiamento e  apoio que tinha da URSS que lhes permitia competir politicamente com as forças capitalistas (financiadas pelos EUA, Alemanha e Inglaterra), levou a que, para que não perdesse terreno, os poderes vigentes no ocidente tivessem sentido a necessidade de promover uma classe média neo-burguesa ou pequeno-burguesa que estivesse imune à luta de classes que resulta da contradição de classe existente entre dominantes e dominados. Só por isso os Países Nórdicos são o que são (mas estão a perder isso) e nós somos o que somos. Aliás, até as pseudo monarquias que servem para enfeitar se safaram, porque passaram por boazinhas e tiveram de se reformar.  Mas, meu caro, não acredite em milagres que eles não existem.



História Maximus: O Mito do "Socialismo Sueco":     " Se o homem procurasse ser bom tanto quanto se esforça por parecê-lo, sê-lo-ia, sem dúvida." - Cristina da Suécia (1...

Sem comentários:

Enviar um comentário